6 de fev. de 2017

CARLENA POMPEU - Vício tecnológico e suas consequências.

 Já parou para pensar em quantas horas diárias você se dedica ao uso de smartphone, computador, tablet ou videogame? Consegue passar um dia inteiro sem utilizar um desses equipamentos? Torna-se cada dia mais preocupante o quanto nos tornamos dependentes emocionalmente e intelectualmente de tais equipamentos tecnológicos.
Observa-se que o vício em tecnologia afeta e muito o comportamento das pessoas. Tornou-se uma dependência quase que generalizada das pessoas em relação aos seus smartphones. Todos precisam estar online para ter a sensação de que não estão perdendo nada, e o mais preocupante é que utilizam as suas redes sociais para divulgarem aspectos cotidianos, sentimentos e todas as suas atividades diárias, transformando a timeline de suas redes sociais em um verdadeiro diário aberto.
Em sala de aula os smartphones tornaram-se verdadeiros concorrentes do professor. Nas academias entre um exercício e outro sempre surge aquela necessidade de verificar as redes sociais, isso mesmo, as pessoas hoje malham com o smartphone nas mãos! Sem falar nos restaurantes, onde as pessoas em vez de conversarem e fortalecerem as relações com uma maior interação, preferem o uso dos aparelhos eletrônicos.
Seja honesto, você já deixou de sair com amigos ou familiares para ficar navegando na internet? Tem o hábito de perder horas de sono jogando videogame? Já perdeu alguma oportunidade, algum evento ou compromisso importante devido ao uso excessivo dos aparelhos eletrônicos?
E então, consegue se identificar em algum desses casos? Então cuidado! Pois o vício tecnológico pode estar afetando o seu comportamento e você muito provavelmente ainda não se deu conta.
Hoje fala-se em uso digital consciente devido à crescente preocupação com essa geração de viciados em tecnologia. Dada a constatação da compulsão, ou seja, do uso abusivo da tecnologia, muitos usuários buscam ajuda de tratamentos de desintoxicação, por meio de programas denominados Detox Digital.
Assim, repense os seus comportamentos, repense a necessidade de estar online 24 horas por dia. Preserve a sua saúde mental e comportamental. Carpe Diem...aproveite o seu dia com a luz do sol, vá ao parque, vá à praia, ao cinema, ao teatro.....a vida vai muito além do que a tela do seu computador ou smartphone.

Nenhum comentário: