Através de uma pesquisa de caráter exploratório identificamos
contribuições da aplicação da gamificação no âmbito do ensino superior e os
frutos da utilização das técnicas de games na melhoria
e no aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem.
Nosso princípio teórico toma como base os conceitos de gamificação, suas
origens, as principais teorias motivacionais, as principais técnicas de suas
aplicações dentro da educação superior, algumas metodologias ativas que são
utilizadas junto com as ferramentas de games, bem como os benefícios e as ponderações desta com relação direta com a
questão extremamente disciplinar, que torna todos os envolvidos no processo
muito mais motivados para a realização das tarefas que propõem, através das
estratégias de planejamento e gestão.
Existem diversas formas de aplicação dos métodos de gamificação no
ensino superior, assim como os frutos destes métodos para o ambiente das
instituições e para os processos de ensino e aprendizagem na vida das pessoas
diretamente envolvidas. Antes de utilizar os métodos de jogos em salas de aula,
se faz necessário entender os tipos de gamificação existentes e um
deles é a gamificação estrutural, utilizada para conduzir o aprendiz
pelo processo de aprendizagem sem que haja alterações no conteúdo além da
gamificação de conteúdo, onde o contexto sofre alteração para se parecer mais
com um jogo, com elementos e um ambiente que proponha de forma mais intensa o universo do jogo.
Os conceitos de motivação intrínseca, que pode ser definida como aquela em que o sujeito
envolve-se em uma atividade por desejo próprio e a motivação extrínseca, que
sugere que a relação do sujeito com a atividade desenvolvida parte do desejo por
alcançar determinada recompensa externa percebendo que o processo gamificado busque atrair
alunos e os tornem entes envolvidos no aprendizado de conteúdos associados,
respeitando as regras e a mecânica dos jogos. A sua aplicabilidade visa à
redefinição dos conceitos já vivenciados, onde o desafio do novo proporciona
altos níveis de persistência nas resoluções de problemas com maiores níveis de
complexidade, utilizando em muito sua criatividade, aumentando sua confiança e
perseverança, ao longo do tempo.
É importante ressaltar que a importância dos jogos na educação superior
não tem como proposta a transformação do ambiente educacional num game simplesmente e sim demonstrar as possibilidades de mudanças que a inserção de
práticas gamificadas pode representar para a aprendizagem e para uma melhor
relação entre instituição, professor e aluno, onde todos precisam entender sua
lógica de concepção e funcionamento cabendo as IES se adaptarem as novas
tecnologias ofertando melhores campos informatizados para a prática desta nova
ferramenta de transmissão de conhecimento.
A gamificação terá em breve um grande valor para a educação superior,
pois por meio desta será possível a compreensão e análise do conteúdo aplicado,
ressaltando a qualidade de vida e as suas vantagens diante do aumento do nível
de motivação e produtividade do alunado. Para as instituições o processo de
gamificação ajudará na avaliação de suas ações de modo a verificar quais
fatores precisam ser corrigidos ou implantados para se transformar efetivamente
em resultados práticos. As instituições de ensino superior têm a
responsabilidade de contribuir para o avanço da ciência, cooperando com
empresas fazendo com que as comunidades elevem sua educação a um nível bem mais
elevado, por este motivo é preciso repensar o modelo estrutural da sala de
aula, para que professores e alunos sejam co-autores de todo o processo, com
interação total e ampla para a construção de novas formas de aprendizagem e
outras formas de comunicação para a educação de jovens e adultos, que já estão
imersos na comunicação digital e interativa fora do ambiente de ensino.
Por fim, a interação com ferramentas de jogos proporciona a ativação de
emoções positivas no aluno que resultam no sucesso das tarefas. A aplicação da
gamificação também promove o autoconceito do aluno, suas experiências
emocionais de relação interpessoal com os seus pares tornando a comunicação com
os professores menos tensa, mais interativa e proativa. A sua
aplicabilidade apresenta-se de forma auxiliadora, onde não se ignora o modelo
de educação convencional e sim se alia a ele, pois envolve desafios tanto
tecnológicos quanto procedimentais, propondo mudanças nos comportamentos e
atitudes de discentes e docentes.
Assim sendo a aplicação da gamificação na educação superior, deve ser
feita com a cautela e urgência necessária, de modo a garantir os bons
resultados e potencialidades propostas, estudos mostram que os métodos de
gamificação são propostos como mudanças nos ambientes tradicionais do processo
de ensino e aprendizagem, o que é visto como uma peça essencial para obtenção
de qualidade em sua aplicação. A gamificação contribuirá para a se eliminem as atividades ou métodos
improdutivos, possibilitando focar esforços para uma maior efetividade, e
conseqüentemente para a manutenção ou melhoria da qualidade do ensino, e também
da formação pessoal e profissional de todos os envolvidos.
AUTORES: Marcelo Dias e Robson Vieira
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