11 de jul. de 2014

Professor, não! Mestre de vida!

Leitores queridos,
 O texto abaixo foi extraído do livro “Super dicas para ensinar a aprender”. Autor Marco Aurélio Ferreira Vianna. 
  
“Recentemente reunido com um grupo de médicos, falávamos sobre grandes professores, que tiveram suas presenças marcadas definitivamente em nossas trajetórias. A opinião foi unânime. O personagem mais lembrado não era o grande teórico em anatomia, muito menos o medalhão da cardiologia. Os grandes modelos eram seres humanos que faziam questão de humanizar a tecnocracia, de dar emoção ao racional – davam ao desenvolvimento tecnológico importância quase igual ao desenvolvimento humano.

Apesar de rejeitada formalmente pelos padrões comuns de educação, a formação pessoal, quando construída de maneira inteligente, com sutileza, sem autocracia, com amor e principalmente, com segurança, chega para ficar. Em inúmeras outras rodas de discussão, tema se repetiu, com o mesmo resultado.

Na prática, confirmava-se o que Willian Ward, escritor inglês do século XIX, já nos ensinava: “O professor medíocre diz; o professor bom explica. O professor superior demonstra. O grande mestre inspira”.

O verdadeiro mestre não é o que ensina, mas aquele que inspira. Instigar, criticar e motivar, resumem-se na nobre palavra INSPIRAÇÃO; fazem parte das funções vitais do professor atual, cada vez mais elevado à categoria de “mestre da vida”.

Quem entender esse desafio não só terá seu valor agregado muito maior, como será lembrado como a pessoa que foi definitiva na vida de muitos. Aí a sua Missão Terrena estará cumprida, e de forma muito mais brilhante.”

Um comentário:

Luci Acácio disse...

Professor Luciano, grande mestre!!! Obrigada pela oportunidade de assistir suas aulas!