21 de jun. de 2014

LUCIANO CONCEIÇÃO - Sobre ler e escrever

Queridos Leitores,


A pauta do dia é de extrema relevância, por favor, leiam com muita atenção, depois reflitam e escrevam, não precisam escrever muito, basta um comentário, mas não esqueçam de registrar os seus comentários no blog! Agora chega de lero-lero e vamos direto ao assunto:

Ler e escrever são hábitos muito importantes, por isso, recomendo: leiam mais e escrevam mais!

A leitura amplia o conhecimento, melhora o vocabulário, nos oferece subsídios para argumentar, enfim, traz muitos benefícios, porém entendo que o maior desafio para todos nós é escrever, porque infelizmente durante a vida escolar, lemos pouco, copiamos muito, fazemos resumos, mas o hábito de emitir a nossa opinião por meio da escrita não é cultivado, depois dessa fase complica, surge a famosa desculpa: "falta tempo".

Precisamos da criticidade e da argumentação para poder escrever, na falta desses recursos, muitos apelam para uma famosa bruxaria conhecida como "CTRL C e CTRL V", ou seja, PLÁGIO! 

Por favor, não queiram culpar a inspiração, pois o que fomenta a criação de um texto é conhecimento, portanto o hábito de ler impacta na capacidade de escrever e criar textos! Pouca leitura resulta na “falta de inspiração”.

Que fique bem claro que escrever é diferente de copiar os textos de outrem, escrever é muito mais que isso, é criar, isso mesmo, tenham coragem, criem, criem seus textos, não tenham receio, afinal de contas todos nós sabemos que sempre existirão os textos excelentes, os ótimos, os bons, os regulares, também conhecidos como “+ ou –” e os terríveis ruins, os famosos “mais pra menos”.

Tenho consciência que pertenço à classe dos escritores “mais pra menos”, os perebas, os ruins, chamem como quiser, pra mim pouco importa, porque não desisto! Vou continuar escrevendo! 


Sou sonhador e ambicioso, um dia chego ao nível de Daly Nascimento, Haiane Ferreira, Sinda Morgade, Florisval Frutuoso, pessoas inteligentes e de "fino trato" com as palavras, mas enquanto esse dia não chega....


AUTORES: Luciano Conceição e Fernanda Conceição

17 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa, Professor Luciano!

Unknown disse...

Parabéns Professor Luciano, adorei o incentivo!

Abraços. ������������

Unknown disse...

Engraçado, espero um dia ser como o senhor e faço das suas palavras as minha: "mas enquanto esse dia não chega ..." vou lendo, refletindo e escrevendo.

Dalena disse...

Mas acho que o dia citado que, para você, “não chegou”, já se fez presente faz tempo.
Perceba os rastros deste neste texto; bem escrito, coeso, coerente, como você diz, de "fino trato”.
Muito honrada estou, por ter sido citada na sua belíssima escrita. Obrigada!
Enquanto a mim, sou uma “pereba” também, engatinhando nas palavras, nas letras e nas leituras que me encantam, seduzem, desafiam. Obrigada amigo.

Unknown disse...

Obrigada Luciano, mas é muita gentileza de sua parte fazer referência a mim. Apenas, como você, me interesso muito pela leitura e sou encantada com a língua portuguesa. O resto vem a reboque. Parabéns!! Como me orgulho do privilégio que a vida me deu de ter sido sua professora. Um forte abraço e muitas saudades das nossas conversas. Bjs.

Alberto Rios disse...

O ato de ler e escrever é muito mais que uma tarefa habitual mesmo para quem tem costume. Exige não apenas atenção e vontade, mas, sobretudo imaginação para "apreender" o que se aprecia. Escrever principalmente requer captar para si e os outros o mundo ao qual deseja transluzir. Em tempos hodiernos, somos elementos divisores muitas vezes de um mesmo espaço onde a depender da destreza de cada pode-se ser leitor, autor e pesquisador do mesmo conhecimento. Acredito que todos nós transitamos por esse tripé e capazes de corroborar para ressignificar as coisas pela criticidade, reformar ou até mesmo criar para as próximas gerações perdurarem esse carrossel do saber ou conhecimento.

Luci Acácio disse...

Querido Professor, costumo ler os seus textos e os indicados, mas desse terei que discordar. Se o senhor se classifica como "mais pra menos", como os pobres mortais como eu, comentariam um texto seu ou tomariam coragem para escrever textos próprios?
Desculpe, mas há discordância em suas palavras e sugiro que retifique o quanto antes sua classificação para "excelente", "ótimo" e pra lhe dar mais uma chance, pode usar o "bom" em alguns casos! Rsrs
#fadeluciano#chateadacomaclassificacao

Ricardo disse...

Querido professor, não tenho dúvidas que a cada dia aprendo mais com o senhor! Obrigado por difundir seus conhecimentos que é sempre muito bem recebido por nós; seus eternos alunos.
Muito sucesso!

Unknown disse...

Parabéns professor Luciano , irei procurar ler mais.

Unknown disse...

Talvez não falte tempo, mas falte interesse em ler algo construtivo. Perdemos horas em grupos de Whatsapp, em páginas do Instagram e até mesmo Facebook. Lemos matérias de fofocas, de desastres e de coisas sem muitas relevância. Precisamos filtrar o que nos enriquece, ferramentas disponíveis temos, a internet é uma delas, basta sabermos fazer o bom uso.

Unknown disse...

Concordo que em consequência a falta de leitura, a escrita e o vocabulário também são prejudicados. Após 4 anos fora de uma sala de aula estou iniciando um novo curso superior justamente por perceber a necessidade de ler mais e de obter embasamento teórico na minha área de atuação profissional. A provocação que o senhor tem feito nas aulas tem sido essencial para que eu consiga melhorar nesses quesitos! Até amanhã!

Unknown disse...

Professor, vc é minha inspiração como homem, professor Negro ou preto como quiser, inteligente e culto,algumas pessoas não intender o senso de ser crítico para melhorar as tempestade da vida. Ass: Ilberto Danilo.

Unknown disse...

Obrigado mestre,pôr nos incentivar o hábito da leitura que é o aprendizagem á base do que se vê por escrito.A leitura é algo fundamental e essencial para o ser humano ,por meio da leitura pode obter entendimento e outros benefícios.Não é só necessário ler uma leitura superficial o leitor tem de pôr seu coração na leitura e ficar absorto na leitura e meditar profundamente e buscar beneficiar-se dela atingirá com isso o aperfeiçoamento tanto no ler como no escrever.

Everton Jesus disse...

Muito bom !
A escrita algo tão importante em nossas vidas, quando crianças lutamos pra aprender, na adolescência temos como uma obrigação e priorizamos o "copiar e colar". Hoje na vida adulta você com o seu texto, me fez entender que escrever é um privilégio, é libertador... Everton Costa, turma de logística 2020.1

PENSADOR disse...

Fazendo essa leitura, percebo quanto tempo tenho perdido em não buscar novos conhecimentos lendo e escrevendo, tempo temos de sobra e a desculpa tem tomado conta de mim. Sou rodeado de pessoas com pensamentos negativos e sem interesse aos estudos e leituras, tenho percebido que o meu relaxamento fez com que eu participasse sem perceber. Aos poucos estou mudando esse comportamento em mim,tentando me afastar de pessoas que não querem nada.

Unknown disse...

Tenho a análise que a leitura e a escrita, influência em muitas questões, como foi citado no texto, trás o conhecimento formal em uma redação, argumento,etc.como o hábito de ler trás impacto no seu vocabulário, enriquecendo suas ferramentas que é o seu conhecimeto.

Unknown disse...

Primeiramente, gostaria de lhe agradecer por compartilhar o seu conhecimento conosco. Quando eu descobrir o poder que a leitura tem para transformar a vida das pessoas, minha vida mudou completamente, pois acreditava que o meu rumo já estava traçado como o da minha família, porém eu descobrir que eu sou o protagonista da minha vida e somente eu que irei determinar o meu destino final.
O conhecimento me deu poder, força, coragem e determinação! E ninguém poderá tira-lo da minha vida, pois aquilo que a gente aprende nunca mais esqueceremos. É como andar de bicicleta, podemos passar anos sem praticar, mas quando montamos nela colocar os pés nos pedais e seguir para o nosso caminho já se torna automático.
Concordo totalmente com a sua autodefinição, pois eu acredito que nunca estaremos prontos o suficiente para sermos definidos como excelentes. O alcance da falsa "excelência" nos leva a zona de conforto, e a zona de conforto nos leva a estagnação. O mindset de crescimento, nos dá a consciência de que a corrida pela excelência não tem fim, pois sempre teremos algo novo para descobrir.