31 de mai. de 2014

LUCIANO CONCEIÇÃO - Uma certa disciplina optativa

Prezados Leitores,

A noite de 29 de maio de 2014 foi muito especial, participei da formatura de administradores, o motivo do convite, não tenho dúvida, foi porque ministrei uma certa disciplina, prefiro não dizer qual. Durante a formatura tive o prazer de ouvir relatos sobre ela, por isso, fiquei emocionado e com uma convicção:


A disciplina foi marcante e proporcionou noites memoráveis!



Ontem, 30 de maio/2014, o que aconteceu? Encerramos mais um ciclo que vai deixar saudade, novamente a bendita disciplina cumpriu seu papel, causou inquietação, aguçou a curiosidade, alimentou a competitividade com lealdade, uniu uma classe (discentes e docente), enfim, deixou seu legado. Sei que nem todos vocês conhecem a disciplina, os que não conhecem devem estar se perguntando:



Por que tanto mistério?


Por isso, preciso esclarecer que o mistério é alma do negócio, faz parte das regras, para participar é preciso entender as regras. A aula, ou será o jogo? Fiquei na dúvida, mas deixa pra lá, vou optar por jogo, pois ele nos leva a situações envolventes, às vezes estruturadas, semi-estruturadas e até mesmo desestruturadas. As nossas vivências aguçam a CRIATIVIDADE! Nos levam a assumir diversos papéis, por isso, surgem partidos e candidatos, com suas propostas mirabolantes! A todo momento surgem novos líderes e liderados, surgem empresas (Impacto Eventos) com seus produtos e/ou serviços.

A curiosidade é fundamental para que possa gostar da disciplina, mas saiba de uma coisa, nela, do início ao fim, quem faz as perguntas é o docente, quem encontra as resposta, com os seus respectivos argumentos, são os discentes.

Como diria Arnaldo César Coelho: A regra é clara!

Alguns colegas administradores sabem do que estou falando, viveram e conheceram a história, sabem que o tempo é curto, dura apenas um semestre. Tudo começa assim:

O docente apresenta a ementa da disciplina, a partir daí começam as trocas de olhares, paira um clima de preocupação e receio. Alguns pensam:

Como vamos dar contar? Ele esqueceu que temos outras disciplinas e precisamos concluir o TCC? Bem que eu pensei em escolher a outra disciplina!

Como de costume, logo após a apresentação da ementa, surge a famosa pergunta:
Para que serve essa disciplina?

Eis que surge o momento Silvano Sales, então eu clamo:

“Eu estou carente, eu tô...”

Agora sim, consigo a atenção de todos! - rapadura é doce, mas não é mole não! Vida de docente é difícil. O próximo passo é o seguinte, começo a sorrir e afirmo:

Crianças, não se preocupem, vamos aprender a tomar decisões e sair da zona de conforto, com certeza o conteúdo contribuirá para vida pessoal, profissional e para elaboração do TCC.

Depois de explicar as regras e estabelecer acordos, enfim, aula pra valer! Detalhe importante, não há espaço para zona de conforto! Por isso, quebramos panelinhas, separamos pessoas, unimos pessoas, separamos novamente. São noites em que ocorrem leituras, provocações, tomada de decisões, conflitos, simulações, argumentações orais e escritas, inquietações...

Como diria o rei Roberto Carlos: EMOÇÕES!

Em dado momento, os meus colegas administradores começam a assimilar as regras, compreendem o ciclo de aprendizagem vivencial, então jogam, simulam, disputam, competem sem rivalizar, cooperam, convivem, fazem descobertas, aprendem e encontram novos rumos.

As noites passam rápido, o semestre também, os jogos de soma zero ficaram para trás - O que são os jogos de soma zero? São aqueles em que, obrigatoriamente, o ganho de um jogador resulta na perda do outro -, agora somos “coopetitivos”, ou seja, competimos e cooperamos concomitantemente. Então chega o momento da despedida, percebo que floresceram novas amizades, novas percepções, mudanças de comportamento e um quê de SAUDADE. Só me resta agradecer e informar:

O que era doce acabou-se! Sucesso, tudo de bom e até uma próxima partida!












Autor: Luciano Conceição

Um comentário:

Unknown disse...

Optar por essa disciplina, foi uma das decisões mais certas que tomei na vida! Obrigada Luciano, por contribuir tanto para o meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico.