30 de mai. de 2011

Afinal, o que é mais importante: a pergunta ou a resposta?

É da inquietação provocada pelo questionamento que suscita o aprendizado? A pergunta nos move em direção à mudança, a transformação, ao inaudito? Afinal o que é mais importante a pergunta ou a resposta? Para os que estão indecisos e precisam encontrar uma resposta, farei provocações, ou seja, perguntas.

·        Como se sente quando se depara com perguntas? - Um “por quê?” ou um “como?”
·        Como se sente quando se depara com respostas?  - O “certo” ou o “errado”.

Só há o sim e/ou o não, o certo e/ou o errado, caso haja um questionamento. Pois não há resposta sem que haja uma pergunta. Mas pode haver pergunta sem resposta?

O que gera o conhecimento são as perguntas ou as respostas? Vivemos em mundo onde a maioria das pessoas é capaz de formular perguntas? Vivemos em mundo onde a maioria das pessoas reproduz respostas elaboradas por outrem?

“Só sei que nada sei”, esta célebre frase foi proferida por Sócrates, sem sombra de dúvidas um dos maiores pensadores da humanidade. Este reconhecimento é fruto da sua dedicação a criticidade, ao exercício de pensar e formular perguntas? Sócrates se isentou da obrigação de encontrar respostas? Podemos afirmar que o filósofo foi um homem à frente do seu tempo?

Você ainda tem alguma dúvida? Afinal, o que é mais importante: a pergunta ou a resposta?

Autor? Luciano Conceição

54 comentários:

Ialy disse...

TA I, ESSA E UMA PERGUNTA QUE EU NUNCA HAVIA FEITO A MIM MESMA ANTES. O QUE É MAIS IMPORTANTE A PERGUNTA OU A RESPOSTA?

PARA MIM A PERGUNTA E MAIS IMPORTANTE QUE A RESPOSTA PORQUE ELA NOS FAZ PENSAR, NOS FAZ REFLETIR SOBRE ALGO E TAMBÉM OBTER CONHECIMENTO. A PERGUNTA FAZ COM QUE A GENTE AO OBTER UMA RESPOSTA SOBRE ALGO, NÃO DEIXE DE SE PERGUNTAR POR QUE, E NEM DE IR EM BUSCA DE NOVAS RESPOSTAS. A EXEMPLO EU POSSO CITAR OS CIENTISTAS QUE ESTÃO SEMPRE EM BUSCA DE NOVAS RESPOSTA PARA A CURA DE DOENÇAS, ELES NÃO SE CONTENTAM SOMENTE COM AQUILO QUE JÁ FOI ENCONTRADO ELES VÃO SEMPRE EM BUSCA DE MAIS RESPOSTAS.

ASSINADO: IALY SACRAMENTO.

Unknown disse...

(Natan da Conceição Santana)

Eu defendo a ideia de que a pergunta é mais importante, pois a resposta pode gerar um estado de acomodação e alienação, fazendo-nos estagnar pela sensação de "dever cumprido". já a pergunta é quem nos move e nos estimula a ir em busca do conhecimento, sendo a resposta a consequência da pergunta.

Anônimo disse...

(Emerson da Conceição Santana) 1º semestre de ciências contábeis.

Para mim a pergunta é mais importante do que a resposta, porque a pergunta nos provoca e nos estimula a ir em busca do conhecimento, para assim chegar, ou não a um resultado (resposta).

"SÃO AS PERGUNTAS QUE MOVEM O MUNDO, NÃO AS RESPOSTAS".

Heriston Licidio disse...

A pergunta, pois ela, nos faz refletir sobre determinados assuntos para que possamos assim achar uma resposta.
Por exemplo, Como a tecnologia hoje em dia já está bem avançada os cientistas conseguiram descobrir a cura para vários tipos de doenças, criaram aparelhos para que pessoas com deficiência física se movimentem melhor, e não conseguem explicar como surgiu o ser humano e nem a cura para AIDS.
Assim vemos que perguntas vão existir já respostas nem sempre teremos.



Ass. Heriston Licidio

Unknown disse...

Pra mim a pergunta é mais importante porque, tem gente que pensa em muitas coisas, mas não chega á conclusão nenhuma ou, pensa tanto que se perde quando para pra executar suas ideias. Se observarmos veremos que não temos que acertar tudo sempre, mas refletir é fundamental e só temos uma oportunidade real de reflexão quando nos deparamos diante das Perguntas. Elas têm um poder incrível para nos tirar da zona de conforto e nos fazer avançar em outros níveis.

Laise Ravena disse...

A pergunta é mais importante, por que com ela abrimos a nossa linha de raciocínio e começamos a processar e refletir para chegarmos a uma determinada resposta, sem a pergunta a resposta não teria sentido, pois não saberíamos por certo qual determinado questionamento que nos levou a tal resultado, como citado por um determinado canal “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”, assim saímos do comodismo e aprendemos a não aceitar tudo da forma como nos são passadas, sempre procurar o “por quê?” das coisas, com isso ampliamos o nosso conhecimento e nos preparamos para enfrentar os obstáculos da vida.

Emerson disse...

Tanto a pergunta quanto a resposta tem seu grau de importância, mas a pergunta é mais importante, pois a partir dela, passamos a pensar, questionar, refletir. Toda ação provoca uma reação, a resposta é uma reação de algo que veio antes dela ( a pergunta), a resposta nasce de uma pergunta. Por exemplo, um deficiente auditivo não consegue falar por não poder reproduzir um som que nunca ouviu, de forma semelhante, não há resposta para algo que não foi perguntado. Questionar é não se contentar com formas pré estabelecidas, o processo de aprendizado é cercado por questionamentos, pois se isso não acontecesse, estaríamos apenas repetindo, o que me foi dito.
(EMERSON ANUNCIAÇÃO)

Unknown disse...

É fato que tanto as perguntas quanto as respostas são importantes, mas eu parto do principio que se não houver pergunta não haverá resposta. Será que pode existir resposta sem pergunta? Acredito que não, até porque a resposta é o produto da pergunta. Mas e a pergunta, existe sem a resposta? Obviamente sim, há tantas perguntas sem respostas, por exemplo a cura da Aids que é uma pergunta que ainda está em aberto, mas com muita determinação e busca do conhecimento ela poderá um dia ser respondida. Pode-se encaixar essa questão também no contexto da 3ª Lei de Newton que é chamada "Lei de ação e reação". A toda a ação opõe sempre uma igual reação, não existe reação sem ação. Ou seja se uma pergunta é feita, deve ser respondida de forma objetiva não havendo uma fuga ao tema o que poderia gerar várias outras indagações acarretando um círculo vicioso em meio à estas questões sem ter um ponto final. Concluindo, a pergunta faz com que as pessoas adquiram bastante conhecimento até que encontrem a resposta, quando a encontram cabe à pessoa sempre continuar fazendo indagações de modo a ganhar mais conhecimento.

Anônimo disse...

A pergunta é mais importante, pois através do questionamento geramos um conhecimento. Quando duvidamos de algo e temos curiosidade em saber a resposta ou as possíveis respostas para a pergunta, estamos buscando o conhecimento. Confirmando o que diz a frase “a pergunta move o mundo”, já que foi através das perguntas, que fomos evoluindo e desenvolvendo novas tecnologias.
A pergunta nos leva a pensar, refletir sobre o mundo a nossa volta. Como por exemplo, o livro “O que é leitura?” da autora Maria Helena. Antes para muitos a leitura era apenas decifrar palavras, mas a autora se questionou sobre a resposta encontra e foi mais alem, nos mostrando um novo conceito, dizendo que a leitura é mais que decifrar palavras, mas também imagens, sons, etc. Assim como ela, diversos filósofos, físicos, matemáticos fizeram a diferença ao questionar, ao perguntar o porquê das coisas, como os fatos ocorrem. O que prova que a pergunta é mais importante que a resposta, também nos mostra que pode haver pergunta sem resposta, mas não resposta sem pergunta. Portanto, se um individuo dizer-lhe azul, inicialmente não fará sentido, mas se perguntamos qual sua cor preferida ou qual a cor de determinado objeto e o individuo responder azul, logo a palavra passará a ter sentido.
Como Platão nos diz na alegoria da caverna, que só conheceremos o mundo real quando nos libertamos das influencias culturais e sociais, ou seja, quando sairmos da caverna, do comodismo.

Assinado: Meise Caroline

Adriele Araújo Santos disse...

Para mim a pergunta é mais importante,porque a partir delas que pensamos, questionamos,pois sem as perguntas nunca saberíamos o o valor das respostas. Afinal é as perguntas que movem o mundo.

Ass: Adriele Araújo

Anônimo disse...

Comentário de Isabele Carol Silva Duarte.
Ciências Contábeis.

As Perguntas são importantes, mas tenho plena certeza de que as respostas têm um valor superior.
A pergunta é o inicio dos questionamentos, é o passo inicial e a resposta torna-se essencial.
Através das respostas obteremos o conhecimento. Até mesmo nas respostas podemos encontrar ou saber qual foi a pergunta, mas em uma pergunta não podemos saber qual a resposta sem busca-la.
Um exemplo pratico é relacionado a pergunta:
Como surgiu a humanidade?
É uma grande pergunta, mas, que não existe resposta absoluta. O que realmente vai ser importante são as respostas e o conhecimento que nós teremos.
Exemplo 2
A cura para a AIDS.
A pergunta:
Existe uma cura para a AIDS?
A resposta:
Ainda não foi encontrada. Todos os valores práticos, benefícios e vidas salvas só entraram em vigor quando essa resposta for encontrada.
É importante nunca pararmos de fazer as perguntas, pois elas nos movem a procurar as respostas. E estas respostas que serão chave no desenvolvimento e evolução da sociedade.

Anônimo disse...

(DANIEL DE FRANÇA BARRETO)

Tanto a pergunta como a resposta são importantes, mas particularmente talvez a resposta seja mais importante, pois através de uma resposta pode-se formular uma pergunta. No passado por exemplo os filósofos afirmava algo e desta forma faziam com que a sociedade reflete-se e através desta afirmação formulava-se uma pergunta. Só sei que nada sei."

Ialy disse...

(BRUNA SENA SANTOS)
NA MINHA OPINIÃO A PERGUNTA É MAIS IMPORTANTE, PORQUE QUANDO ALGUÉM NOS PERGUNTA ALGO E NÃO SABEMOS A RESPOSTA SOMOS OBRIGADOS A PENSAR A NOS QUESTIONAR TAIS CONHECIMENTOS IR EM BUSCA DE MAIS INFORMAÇÕES E PARA QUE HAJA RESPOSTA TEM QUE TER UMA PERGUNTA. PORTANTO A PERGUNTA É A MAIS IMPORTANTE

Franciane disse...

Acredito que as duas são importantes,pois na comunicação é necessário que haja dialogo,sendo que emissor precisa levar entendido ao receptor e havendo só perguntas ou só respostas acredito que não seria interessante.Exemplo: 1- Seu chefe te pergunta:"Fulano,já terminou o relatório que te pedi? - O sr. vai querer para quando?
2- Vou comprar um perfume.
Quando seu chefe te pergunta algo é porque ele quer uma resposta.E quando alguém te fala algo você consequentemente busca uma pergunta para tal comentário.

Unknown disse...

(Sérgio Ferreira)
Não minha opinião ambas tem seus valores, pois elas trabalham em sentindo contrário para que possa gerar um conflito e termos soluções para uma determinada situação.
Porque penso desta forma,se tivermos uma pergunta bem elaborada muitas vezes não temos uma boa resposta para da, talvez por falta de conhecimento ou para n dar uma resposta inadequada naquele momento,porém podemos tb fazer uma simples perguntar e obtermos resposta pela qual não esperávamos e até mesmo acabamos aprendendo mais do que sabíamos com a resposta da nossa pergunta. Então na minha humilde opinião ambas são importantes.

Unknown disse...

Na minha opinião são as perguntas,pois muitas vezes são bem mais esclarecedoras que as próprias respostas. Parece confuso,mais são as perguntas que nos ajuda à refletir mais
e nos revelam bem mais sobre nós do que às próprias respostas. Tem sido assim comigo… me faço mais perguntas e tento não ficar atrás de resposta ou questionamentos da vida! Viver assim tem sido mais simples✌🍃
Parabéns pelo artigo professor!

Gilmarcia A. Pereira
Gestão Comercial 1° semestre

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Primeiramente, parabéns pelo excelente texto.
Se um dos "maiores" pensadores da humanidade disse "só sei que nada sei" entendo que as perguntas sao infinitas, cada vez que perguntamos aprendemos mais e temos mais sede de perguntar, ou se perguntar. O pleno conhecimento é inatingível, porém as perguntas serão sempre necessárias.

Unknown disse...

Pesando de uma forma em que o mundo vive em grandes mudanças, a pergunta causa grandes conflitos, para que nos traga para fora da zona de conforto e vá atras das respostas, sabemos que a resposta nos trás felicidades porque é a fase do êxito, porém sem a pergunta, não saimos da zona de conforto, não criamos aquela pulga atrás da orelha, para que vá atrás do sucesso que é a resposta.
Assim eu deduzo que a peegunta é mais importante que a resposta.

Anônimo disse...

É através da pergunta que questionamos o nosso trabalho, a nós mesmos e o mundo. A dúvida, a hesitação e a inquietação surgem de nós, do nosso interior e estão no nosso particular, portanto, a decisão de mantê-las ou alterá-las é única e exclusivamente de quem as cria. Os questionamentos, por mais tolos que sejam, permitem o amadurecimento como fruto.
Quando colocamos a resposta com a relevância maior, tendemos a nos acomodar com a ideia de que só ela basta, ou então, de que esta é a verdade absoluta. Dessa forma, passamos a somente disseminar respostas vindas de outras pessoas (pessoas que já se questionaram ao menos uma vez) sem a necessidade de olhar para a situação e encará-la (indagá-la) com a nossa visão, de acordo com nosso saber empírico e intelectual.
Ao meu ver, a ‘’pulga atrás da orelha’’ move o universo. As respostas o deixam na zona de conforto. Sendo assim, a pergunta é mais importante que a resposta.
O mundo é vasto e o ser humano não conhece o maior grau de inteligência. As respostas certamente já existem, mas será que as perguntas certas já foram feitas?


Júlia Cerqueira M. Souza
1° sem. Gestão Comercial

Filipe disse...

Acredito que o mais importante seja a pergunta, pelo fato de abusar dos seus conhecimentos, por que a partir da pergunta, vai gerar a resposta, que é uma consequência, a pergunta entra na mente se uma forma que gera muita duvida, se você não tem as basas para responder, mas a partir do conhecimento, da busca, do aprendizado antes de realizar qualquer prova, ou quaisquer questão que envolva a pergunta, a resposta vem em seguida sem duvidas da pergunta.

Filipe dos Santos Silva
Gestão comercial, 1° semestre
Noturno.

Carlos Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A resposta. Pois é através de determinadas perguntas, que procuramos ler, buscar, as vezes até estuda ,conhecer o conteudo para poder da a reposta.

Bianca Estefani Santos disse...

De verdade entendo a importância de ambos, e acredito que assim como o Yn e Yang uma é complemento da outra. Pode beirar a contraditoriedade, porque para que haja uma resposta é necessário uma pergunta, mas PARA MIM, a resposta é definitivamente mais importante do que a pergunta.
Existem respostas de perguntas não feitas, definições de algo que foram descobertos sendo que a busca da resposta era de uma outra dúvida/pergunta, portanto, nem sempre a resposta será proveniente de uma pergunta “X”, mas pode surgir de uma descoberta. E o criar questionamentos ocorre o tempo inteiro e é inevitável para quem vive, mas me angustia profundamente a ideia de não haver respostas.
O questionar é muito fácil, mas e o retorno dos questionamentos? Perguntar porque o céu é azul, porque respiramos, a terra é plana ou redonda, porque existem mudanças climáticas provenientes das estações que compõem o ano, qual o motivo da nossa existência, porque há tanta miséria? Retorno a dizer que perguntar é muito fácil, mas solucionar essas perguntas e pôr fim à elas é infinitamente mais difícil e talvez nem consigamos.
O que é a vida se não a constante busca de respostas? E o que é a definição dessas respostas se não o contato com o conhecimento e a aprendizagem? “Leio, logo existo”. Aprendo, logo tenho respostas. O não retorno das perguntas é aflitivo. Então, fico com a segurança das respostas.

Abraço,
Bianca Estefani Santos
Gestão Comercial - Iº Semestre
UNIDOM

Carlos Roberto disse...

Perguntas quando contextualizada e embasada de conhecimento, tem como propósito a busca de conhecimento. Elas servem para que em cima dessa busca de respostas, obtenhamos conhecimento.
Respostas não existiriam se antes não houvesse as perguntas, se tornariam afirmações sedentas de questionadores, de curiosos em busca de conhecimento. Respostas sem as perguntas não teriam sentido algum.
Afinal, quem é mais importante, a resposta ou a pergunta?

Beatriz Cruz disse...

Na minha percepção a pergunta é mais importante pois é a partir dela que surgem os questionamentos, as dúvidas e a curiosidade, nos fazendo pensar e nos direcionando a busca para tal conhecimento.

Ana Paula disse...

Sem sombra de dúvidas a pergunta é o mais importante, ela questiona algo e não aceita simplesmente o que o outro diz. A pergunta é tão importante que no começo de nossa jornada quando começamos a interagir e a falar vem a fase mais interessante de uma criança, a fase dos porquês, onde mesmo de forma inocente tem a sede do conhecimento e depois dessa pergunta me questiono quando perdi essa curiosidade e quanto ela é necessária. Não terei resposta para tudo mas pelo menos terei uma vida muito interessante com minhas descobertas. Muito obrigada pela pergunta, agora irei buscar minhas respostas.

Eliete disse...

Eu acho que a pergunta e mais importante que a resposta,porque dependendo da pergunta você consegue enxergar que alem dos tradicionais ou do próprio preconceito você consegue cultivar com sabedoria o tipo da pergunta com a mente aberta focando e observando a pergunta ao invés de fazer um julgamento ,pois uma mente aberta e essencial para descobrir a pergunta certa.

Unknown disse...

Sem o questionamento, vivemos alienados e não adquirimos conhecimento. Como no mito da caverna de Platão,precisamos ter a atitude de questionar e buscar o conhecimento, para não viver aprisionado numa caverna a meia luz admirando um reflexo na parede, e isso só acontecerá atravéz das perguntas, as respostas são consequência delas.

Anônimo disse...

Sem dúvida nenhuma a pergunta. É através dos questionamentos que saímos da inércia e nos movemos em direção da mudança. Em uma época em que as respostas estão de fácil acesso em plataformas digitais. É mais relevante ter a condição de descobrir a pergunta certa, do que a própria resposta em si. E a partir desse questionamento correto buscarmos informações e assim ter as respostas corretas.

BY: LAIANE FERREIRA DA SILVA

Iago Silva de Carvalho disse...

No meu ponto de vista, a pergunta é a chave para a resposta, ou seja a pergunta ela é mais importante que a resposta. Pois através da pergunta o emissor vai extrair do recetor a resposta , onde muitas das vezes essa resposta não é formulada através do conhecimento em que a pessoa que esta respondendo chega a uma conclusão, e sim fazem a reprodução do modo de pensar de outra pessoa.
Assim chego a conclusão de que a pergunta ela é mais importante, pois uma pergunta bem elaborada tem o poder de deixar claro o objetivo, sem deixar abertas a vaias posições na resposta, é a través da pergunta que nós questionamos; ( ex.: Quem somos? Qual o meu objetivo? Onde quero chegar? Porque chegar até onde quero?), assim causando reflexões, a busca de conhecimento para que não sejam pessoas alienadas em só reproduzir respostas criadas por outrem e sem saber justificar o seu posicionamento.
A pergunta ela tem o poder de mudar o seu ponto de vista, pois é através dos questionamentos que buscamos enriquecer nosso conhecimento, para que sejamos uma pessoa de tamanho conhecimento e de opinião própria, embasado em total conhecimento sobre os assuntos perguntado.

Conhecimento transformam pessoas, as posicionam em local de destaque comparado a quem não tem tamanho conhecimento. Como está o seu?

Ass.: Iago Silva de Carvalho
Aluno: Gestão comercial 2019.1 Noturno.
Instituição: Dom Pedro II, Campus Comércio.

Unknown disse...

Pra mim as perguntas são mais importe pois abri uma ? Na cabeça, e quando vamos buscar pela resposta faz com o que buscamos conhecimento e quando entendemos abrimos um universo de resposta onde cria o desejo de buscar mais e mais..

Adriele Teixeira Cabral lima
Gestão comercial,1°semestre

Unknown disse...

Pra mim as perguntas são mais importe pois abri uma ? Na cabeça, e quando vamos buscar pela resposta faz com o que buscamos conhecimento e quando entendemos abrimos um universo de resposta onde cria o desejo de buscar mais e mais..

Adriele Teixeira Cabral lima
Gestão comercial,1°semestre

Liliane Souza disse...

A pergunta e a resposta tem seu grau de relevância, porém a pergunta é mais importante, pois sem as perguntas as respostas não fazem sentido.
As perguntas provocam desconforto, nos impulsiona a pensar, a questionar o "por quê" das coisas.
Diariamente nos deparamos com perguntas que estão sendo respondidas, por exemplo a descoberta dos cientistas de uma proteína capaz de impedir a reprodução do vírus ebola, em contrapartida, existe perguntas que ainda não se encontraram resposta, e não somente a nível tecnológico e científico, mas principalmente em nível filosófico, por exemplo, "Deus existe?", "há vida após a morte?". Ou seja, as perguntas nos tira da zona de conforto e expande a nossa visão, gerando ação e perspectiva, elevando a um nível altíssimo de conhecimento.

Unknown disse...

Na minha visão a pergunta é mais importante que a resposta, pois é necessário que a pergunta seja bem elaborada para que a resposta seja bem executada, uma boa pergunta é capaz de tirar o indivíduo da sua zona de conforto em ter a curiosidade de ir em busca das resposta. trazendo vários questionamentos e conhecimento para sua vida


Rafael da Rocha Ferreira
Gestão comercial 1° semestre noturno

Unknown disse...

Normalmente quem faz uma pergunta não quer ficar no vacuo, onde não exista resposta. Porém, quando fazendo uma perguntunta, temos que estar preparado para a resposta, se nem sempre as opniões se encaixam. Nossa sociedade estar repleto de pessoas que pensam, e falam sem pensar!
Então, não é o que seja mais importante: se é a pergunta ou a resposta. Mas se estamos preparados para responder as perguntas que nos fazem, ou obter respostar das duvidas que nos cabe!!!.
Leilivã Sanfront. .

Unknown disse...

Normalmente quem faz uma pergunta não quer ficar no vacuo, onde não exista resposta. Porém, quando fazendo uma perguntunta, temos que estar preparado para a resposta, se nem sempre as opniões se encaixam. Nossa sociedade estar repleto de pessoas que pensam, e falam sem pensar!
Então, não é o que seja mais importante: se é a pergunta ou a resposta? Mas se estamos preparados para responder as perguntas que nos fazem, ou obter respostar das duvidas que nos cabe!!!.
Leilivã Sanfront. .

Karolayne Borges disse...

Acredito que Tanto a pergunta como a resposta sejam importantes.
A pergunta nos faz refletir e pensar, colocando nosso raciocínio para desenvolver uma resposta a altura da pergunta. Tirando nossas conclusões baseados nos nossos conhecimento referente a pergunta que foi nos feita!
Qual a graça de fazermos uma pergunta se ñ temos a resposta? Nenhuma!
Então eu acredito que uma complementa a outra ou seja as duas são importantes.

Unknown disse...

Tanto a pergunta quanto a resposta tem seu grau de importância, mas a pergunta e mais importante,pois a partir dela,passamos a pensar,questionar,refletir.Toda ação provoca uma reação, a resposta é uma reação de algo que veio antes dela( a pergunta)a,resposta nasce de uma pergunta.Por exemplo, um deficiente auditivo não consegue falar por não poder reproduzir um som que nunca ouviu,de forma semelhante, não há resposta para algo que não foi perguntado.Questionar é não se contentar com formas pré estabelecidas,o processo de aprendizado é cercado por questionamentos, pois se isso não acontecesse, estaríamos apenas repetindo, o que me foi dito.

Elias Costa Paixão
Gestão Comercial 1° semestre Noturno.

Unknown disse...

A pergunta é mais importante, pois a resposta pode gerar um estado de acomodação e alienação,a pergunta é quem nos move e nos estimula a ir em busca do conhecimento.

Ian Andrade disse...

Ian Felipe Andrade do Nascimento - Gestão comercial 1° semestre noturno

Perguntas e respostas tem seu devido valor, porque atraves das mesmas mantemos uma comunicação assertiva dentro de uma organização. A pergunta tem sua importância devido o comunicador que a faz, o mesmo é que tem o maior interesse que no qual o receptor aceite e compreenda a mensagem. O receptor por sua via, tem como também interesse a mensagem que está se recebendo e usar disso para agregar conhecimento. Acredito que questionar sempre e importante independente das circunstâncias , pois pode nos trazer as respostas muito conclusivas sobre o que se tem interesse. São complementos, um do outro, onde através de ambas podemos obter no final das contas o conhecimento, esse sim é algo que no final das contas importa. Conhecimento e algo que ninguém pode tirar de voce, uma vez que adquirido. o interesse gera a pergunta, a pergunta gera a dúvida e a dúvida gera a busca pela resposta.

Unknown disse...

Boa tarde
Na minha opinião as duas são importantes tanto a pergunta quando a resposta as duas tem valores iguais, se vc é um supervisor passa tarefas ao seus subordinados por exemplo Paulo vc já fez o relatório do setor que vc é responsável, já fiz e estou passando por email seu Carlos
Então na minha opinião as duas tem o mesmo valor tanto da pergunta quanto da resposta

Adriane Avila disse...

Adriane Avila da Paixão, 1° Semestre-Gestão Comercial

A pergunta é mais importante, pois sem pergunta não a resposta, mas sempre poderá existe perguntas que fique sem resposta.
A pergunta tira as pessoas o estado de inércia, faz com que ela busque o conhecimento os questionamentos nos faz refletir sobre tudo de maneira que uma resposta não faria, pelo contrario ao conseguir resposta a vontade de pesquisar e conhecer ficam estagnadas e ao surgi uma nova pergunta to esse desejo pelo conhecimento é reacendido, então sem duvidas a pergunta é bem mais importante.

Carlos Roberto disse...

Perguntas quando contextualizada e embasada de conhecimento, tem como propósito a busca de esclarecimento. Elas servem para que em cima dessa busca de respostas, obtenhamos conhecimento.
Respostas não existiriam se antes não houvesse as perguntas, se tornariam afirmações sedentas de questionadores, de curiosos em busca de conhecimento. Respostas sem as perguntas não teriam sentido algum.
Afinal, quem é mais importante, a resposta ou a pergunta?

Carlos Roberto,
Gestão Comercial 1° semestre 2019

Bruno teles rocha disse...

No meu ponto de vista a pergunta e respostas ambas tem grande importância
Pois ambos podem ter o foco no que funciona e nao no que fracassa, as perguntas sao importantes por que vai criar realidade ao definir a respostas

Marcus José santos da silva disse...

A pergunta e a resposta estão conectadas em um laço eterno, pois toda pergunta é feita no intuito de receber uma resposta, se parece até com um sistema de mensagem quando o emissor envia e sempre espera pela resposta do receptor pois só assim a mensagem pode ser considerada bem sucedida. As mesmas estão interligadas só que a pergunta possui o poder de desafiar, de buscar, de resolver algo, e a resposta trás o conhecimento procurado satisfazendo o seu desejo de aprender.
Acredito que nem uma é melhor que a outra mas as duas tem suas funçoes e estão interligadas, sempre uma saciando a outra.

Marcus josé santos da silva
curso: Gestão comercial

Unknown disse...

Edvaldo Gonzaga

Eduard Vinicius dos Santos disse...

A pergunta,afinal as perguntas são capazes de te tira da zona de conforto e te fazer ir em busca das respostas.
Eduardo Vinicius dos Santos.

Unknown disse...

A resposta. Pois para responder com sabiência, expor ou dizer algo é preciso ter conhecimento através da leitura e dos estudos. Pois de onde surge ou parte uma pergunta, precisa haver uma boa reaposta com base e concreta.

Samhir Musser
991020083

Eliete disse...

Eliete Andrade Santos

Anônimo disse...

Na minha concepção, as pergunta ela é mais importante, trago para minha vida pessoal muitas das vezes cheguei a me perguntar por que isso? por que aquilo? E não achava resposta para minha pergunta porém entendi que nem toda pergunta há uma resposta, mas temos que entender que a resposta também tem sua importância a depender da pergunta.
Vítor Ferreira
Curso: Gestão comercial 1 semestres (N)

Bruno teles rocha disse...

Perguntas e respostas...quando alguém nos pergunta algo que não temos a resposta somos obrigados de certa forna a ir atrás de conhecimento e ir em busca de mais informação...no meu ponto de vista perguntas e respostas ambos tem grande importância pois ambos podem ter foco no que funciona e não no que fracassa, sendo assim as perguntas são importantrs porque ajuda a criar realidade ao definir respostas
Bruno teles rocha
Gestao comercial 2019.1 noturno 1 semestre

Leno Santos disse...

Nome: Leno santos silva
Curso: Gestão comercial


Bom, vale a pena lembrar q ambos são importantes, Mas para mim a pergunta é mais importante, porque é da pergunta que você busca o significado, procura o conhecimento e cria a curiosidade na pergunta.
É da pergunta que você filtra a resposta; mesmo não sabendo responder na hora a pergunta, buscaremos sempre a resposta.

E digo mais, sem esta pergunta, eu não saberia dizer o que é mais importante se é a pergunta ou à resposta.

Ana Paula disse...

A pergunta é mais importante com ela saímos da zona de conforto e buscamos o conhecimento através da curiosidade. Quando somos crianças e começamos a descobrir o mundo passamos pela fase mais gostosa da vida, fase dos porquês, e hoje me pergunto quando perdi essa vontade de aprender, quando parei de questionar, quando perdi a sede pelo conhecimento?. Bom quando perdi não sei, mas, esse texto, serviu para me aguçar, me preparar para fazer perguntas, buscar minhas próprias respostas e não simplesmente acreditar em tudo que os outros falam.