3 de fev. de 2021

DIÁLOGO INTERNO - ORATÓRIA E ASSERTIVIDADE

Eu, bem como todos os amantes da oratória, adoro um diálogo, porém nem sempre há alguém por perto para dialogar, por isso converso comigo mesmo e curto os meus devaneios! 

O papo de hoje é sobre assertividade e começa assim:

- Se a assertividade tivesse uma cor, qual seria?

-Se a assertividade tiver uma cor, desconfio, tenho quase certeza! Que está cor seria o azul, o mesmo azul do céu, o mesmo azul do mar. 

- Por que azul?

- Porque ele me dá uma sensação de paz e equilíbrio.

- Mas se não for azul?

- Tudo bem, o importante é ficar Zen! 

- Você não quer ter certeza, convicção? 

- Não, o que quero é exercitar a reflexão. 

- Então tá, agora podemos falar sobre você?

- Podemos! 

- Como vai? Tudo bem? 

- Sim, tudo AZUL!  

Pessoas assertivas nutrem pensamentos positivos, fortalecem a sua autoestima e valorizam a empatia. Sem sombra de dúvidas a oratória é uma excelente ferramenta para aprimorar a assertividade, porque ela é arte do bem dizer, da autenticidade, da autoestima, do autocontrole e da argumentação racional e respeitosa.

Vale ressaltar que o comportamento assertivo pode ser aprendido: “Ser assertivo é saber dizer ‘Sim’ e ‘Não’ quando for preciso”.


Autor: Luciano Conceição


Nenhum comentário: