22 de dez. de 2016

NOVO CICLO - REFLEXÕES SOBRE OS CONFLITOS

Prezado leitor, este texto é um convite para um momento de reflexão, se estiver sem tempo não precisa ler agora, volte depois, quando puder ler com calma, para que possa ponderar e fazer reflexões. Permita-nos convidá-lo a pensar na pessoa mais importante do mundo. Já sabe quem é? Esta pessoa é você! Cuide-se bem, coloque-se em primeiro lugar, mas compreenda que não estamos te aconselhando a tornar-se uma pessoa egoísta! Entendemos que aquele que não é capaz de cuidar de si, não terá êxito no caminho do altruísmo e jamais poderá cuidar dos outros.
Estamos próximos da conclusão de mais um ciclo, 2016 chegando ao final e 2017 cada vez mais próximo, como de costume, começamos a sonhar e desejar que o Ano Novo seja melhor que o ano anterior, o que é natural, todos desejam uma vida melhor. Cremos que é pouco provável que alguém reconheça que teve mais do que merecia. Concorda?
Tudo que acontece durante o ano, toda a sua trajetória está atrelada a maneira como se relaciona consigo e com os outros. Precisamos aprender a lidar com os nossos conflitos internos e externos. A mediadora corporativa, Denise Manfredi, diz que o primeiro passo para solucionar conflitos é responder a seguinte pergunta: Eu quero resolver? Se realmente quer resolver, leia atentamente as palavras proferidas por Immanuel Kant: “Proceda somente de acordo com aquela máxima que você pode querer que se transforme em lei geral”.
Quais foram as suas escolhas durante 2016? Quais as consequências destas escolhas? Quais são os seus desejos para o próximo ano? E o que você tem feito ou pretende fazer para que os seus sonhos se tornem realidade? Bem, desejamos que pondere sobre estas perguntas, por que ainda temos questionamentos: Já se perguntou o quanto você é competitivo? Já se perguntou o quanto você é solidário? Lembre-se do que pedimos, reflita, não tenha pressa. Já refletiu? Então continue a leitura, por favor, leia atentamente as palavras proferidas pelo filósofo Sêneca: “Critica a ti mesmo, pois assim te acostumarás a dizer a verdade e a ouvi-la”.
Talvez não tenha sido muito agradável responder os questionamentos acima, mas respire fundo e siga o conselho do imperador romano, Marco Aurélio: “Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre”.
A partir dessa reflexão feita, busque identificar o que almeja alcançar e o que pretende mudar nesse novo ano que se inicia. Mudanças nem sempre são fáceis, porém são necessárias para o nosso crescimento pessoal, profissional, e por que não dizer, também espiritual? Para o filósofo Sócrates, “o segredo da mudança é não focar todas as energias na luta contra o antigo, mas sim na construção do novo”.
 São os sonhos que nos motivam, então sonhe com um ano melhor, mas sonhar não é o bastante! Planeje, defina seus objetivos, estabeleça metas, coopere, colabore, aprenda a negociar e mobilizar pessoas. Não esqueça de mensurar seus resultados e analisar se está se aproximando do que deseja. Entendemos que será mais fácil alcançar os seus objetivos se tiver a competência de construir boas relações pessoais e profissionais. Por isso, recomendamos que pratique a hospitalidade, que nada mais é que a capacidade de acolher, de agir com cordialidade.
Boas relações diminuem, atenuam, mas não eliminam os conflitos. Os escritores Anna e Marc Burbridge nos aconselham a aprender diferenciar conflitos produtivos dos contraprodutivos. Eles ressaltam que os conflitos são necessários, pois sem eles tudo continuaria igual, sem mudanças.  Recomendamos que não fuja dos conflitos, busque solucioná-los com sensatez. O sábio é aquele que direciona seus esforços na resolução de conflitos que minam qualquer possibilidade de progresso, e que sabe preservar aqueles que o instiga a evolução.
A você que nos acompanhou nesta leitura, desejamos um Ano Novo repleto de realizações, mas lembre-se, assuma o compromisso de resolver seus conflitos internos e externos, mude o que for preciso, conserve o que for bom. Agradeça pela sua existência! Lembre-se, pessoas melhores constroem um mundo melhor. A vida é uma sequência de interações e possibilidades, procure fazer as melhores escolhas!
Aceite o conselho de Sêneca: “De tua alma retira toda a maldade, se queres viagens agradáveis, cura aquilo que te acompanha. Se conviveres com os avarentos, a avareza te seguirá, se conviveres com os soberbos, o orgulho te seguirá... Se queres te livrar desses vícios, é preciso livrar-te dos exemplos perniciosos... Transita entre os melhores!”.












 AUTORES:  Luciano Conceição e Carlena Pompeu



Nenhum comentário: