20 de dez. de 2016

LIVRO - ADMINISTRAÇÃO SEM FRONTEIRAS


É inegável que 2016 foi um ano auspicioso para a equipe do NETGA - Núcleo de Estudos da Teoria Geral de Administração - do CRA-BA. Todas as nossas horas nas livrarias e bibliotecas, todas as nossas horas em reuniões, leituras e pesquisas, nos fizeram sonhar e nosso sonho virou um livro: o “Administração Sem Fronteiras”. Tivemos o privilégio de apresentar o nosso trabalho na Bienal do livro de São Paulo, bem como em algumas Instituições de Ensino Superior: Estácio, Faculdade Dom Pedro II, Faculdade Dom Luís, Unijorge e UNEB.
O “Administração Sem fronteiras” tem o propósito de compartilhar visões heterogêneas sobre a administração. Entendemos que a arte de gerir é complexa, por isso precisamos beber em diversas fontes para podermos fomentar o processo de aprendizado e ampliar a nossa capacidade de adaptação no ambiente empresarial.
O estudo da Administração nos impulsiona a buscar conhecimento, nos obriga a trilhar novos caminhos, sem receio de quebrar paradigmas e romper fronteiras, permita-se fazer novos questionamentos!
Você conhece e sabe como funcionam os sistemas sociotécnicos e as equipes autônomas de trabalho na administração mexicana? Já ouviu falar sobre o modelo de cogestão utilizado na Alemanha que integra trabalhador e empresário na administração da empresa? Sabia que a cogestão é considerada a forma mais avançada de gestão participativa da sociedade capitalista?  
Para entender a importância de empreender e transformar sonhos em realidade, indicamos a leitura do capítulo que aborda a administração japonesa, decerto temos muito o que aprender com o visionário Konosuke Matsushita.  A administração japonesa utiliza o planejamento a longo prazo, com processos de melhoria contínua, o que fez do Japão um dos países mais eficazes do mundo, e cujo modelo é propagado nos quatro cantos do planeta.
A leitura da administração indiana se torna agradável e reflexiva, pois o sonhador povo indiano nos traz lições valiosas sobre o pensar social. Seu modelo de gestão se apresenta como um processo melhorado do capitalismo ocidental, onde é pregada a cultura do coletivo, com obrigações éticas e sociais. Há um claro senso de responsabilidade, valores e processos altamente influenciados por sua história, cultura onde o grande desafio é conciliar tradições da vida cotidiana com a realização pessoal e o sucesso profissional.
 Quer saber mais? Leia o primeiro volume do “Administração Sem Fronteiras”. O livro é resultado de estudos desenvolvidos nos últimos dois anos pelo NETGA do CRA-BA, visando levar para o público diferentes visões sobre a ciência da Administração. 

Autores:  Luciano Conceição, Marcelo dias e Stela Fonseca

Nenhum comentário: